Este Arquivo é um dragão para corta e colar em 3d. Imprima o arquivo, recorte e cole. Coloque o Dragão em uma mesa e ande olhando para ele. Verificará que o Dragão vira a cabeça e te acompanha com o olhar.

Ilusão do Dragão 3D – Instruções e Explicação

Este arquivo contém um modelo de dragão para recortar e montar em 3D. Imprima, recorte e cole conforme as instruções. Coloque o dragão sobre uma mesa e caminhe ao redor dele, mantendo o olhar fixo. Você perceberá que o dragão vira a cabeça, como se estivesse acompanhando seus movimentos com os olhos.

Essa ilusão visual é anterior ao seu maior divulgador conhecido. Ela demonstra que é possível perceber profundidade (visão 3D) mesmo com apenas um olho, desde que a pessoa já tenha tido visão binocular em algum momento da vida. Por isso, o dragão pode ser utilizado como um teste visual.

Mesmo com um olho fechado, ainda é possível perceber a ilusão tridimensional do dragão virando a cabeça.

Essa ilusão é conhecida como a "Ilusão do Dragão de Jerry Andrus". Jerry Andrus foi um ilusionista, mágico e artista visual, famoso por criar ilusões ópticas que desafiam nossa percepção da realidade. Embora ele tenha popularizado essa ilusão, a origem exata é incerta. Muitas ideias circulam na comunidade de ilusionistas sem autoria claramente definida, podendo ser adaptações ou aprimoramentos de trabalhos anteriores.


Aplicações em Optometria

Para aplicar este teste de forma eficaz, é necessário conhecimento teórico. Em caso de dúvidas, entre em contato:
Telefone/WhatsApp: (31) 9 9428-0764

Em optometria, este teste pode ser usado para verificar se o paciente já teve ou ainda possui visão binocular. Se o paciente tem visão binocular, ao se posicionar a dois ou mais metros do dragão e se mover lateralmente, perceberá que o dragão acompanha seus movimentos, virando a cabeça em sua direção.

É importante lembrar que a percepção de profundidade (visão 3D) é uma habilidade aprendida. Em alguns casos, pode levar um tempo até que a pessoa consiga perceber o efeito do dragão.

Se a pessoa não perceber a ilusão de imediato, peça que feche um dos olhos e se aproxime, ficando a cerca de um metro do dragão. Caso ela consiga ver o efeito tridimensional (o dragão "segue" seus movimentos com a cabeça), isso indica que ela possuía visão 3D até, pelo menos, os cinco anos de idade. Isso vale mesmo que atualmente tenha perdido a visão de um dos olhos.

Mesmo pessoas que hoje enxergam com apenas um olho, mas que já tiveram visão binocular no passado, conseguirão perceber o efeito. Isso ocorre porque o cérebro "monta" a percepção de profundidade com base em experiências visuais anteriores — e esta ilusão é um excelente exemplo disso.

Após compreender o funcionamento da ilusão, a pessoa que hoje enxerga com apenas um olho, mas que já teve visão binocular, poderá perceber o efeito a qualquer distância. Em alguns casos, o cérebro pode alternar entre ver e não ver o efeito, como um mecanismo de defesa ou questionamento da realidade visual. Isso também faz parte do fascinante funcionamento da nossa percepção.


BAIXAR O ARQUIVO